terça-feira, 29 de setembro de 2009

Da Estupidez de um certo comercial de TV

Estou em frente a TV e vejo um comercial cheio de cores falando de amizade, mas que coisa mais nobre, em pleno seio capitalista fala-se da gratuidade de uma amizade e de como é fundamental ter amigos na vida ( mesmo que para fazer bobagens ) como mostra o comercial ; fico comovido...penso afinal que o mundo do marketing não é tão cruel quanto eu pensara e observo com bastante atenção o desenrolar da trama...futebol...alegria... cachaça ...( ops) cerveja! A cerveja aparece como o fundamento de uma amizade; me pergunto ingenuamente ( quem não bebe pode fazer amigos?) mas deixemos este questioanmento de lado; a trama continua...então uma questão é colocada lá pelo meio do vídeo : é possível uma amizade entre homem e mulher?! Recoloco aqui a pergunta para o leitor ( se houver algum é claro)...é possível ser amigo de uma mulher? Segundo o comercial da SKOL não! Inexoravelmente a mulher é vista como se fosse um produto ...um produto a ser consumido("comido"). Definitivamente não posso consumir o produto desta cervejaria...é uma afronta ao meu intelecto e as mulheres de minha vida que tanto amo ( será que as mulheres foram consultadas?! Será que para elas não é possível haver amizade com um homem?!). Como não é possível?! Quem se arvora a determinar os sexos nos quais a amizade é compatível?... não franquio meus valores! Não permito que uma marca de cerveja me confunda com um idiota!( ps: também não bebo mais desta cerveja!)

domingo, 28 de junho de 2009

Do despertar de um guerreiro

Tenho andado em travessias, ponderando acerca dos precipícios encravados em mim... no céu uma frase reverbera intermitentemente : diante do precipício nós evoluímos...( frase do filme O dia em que a terra parou ); estou parado dentro de mim...um guerreiro destemido acordou após anos de semi-vigília...o medo é uma ilusão!; As coisas estão postas aí... o palco do mundo mantém suas portas escancaradas , não há como fugir do mundo, nem de si mesmo! Não há scripts... cada momento é único ( isto é espantoso) ...cada esquina do segundo está sendo escrita agora...como pude levar tanto tempo pra aprender essas coisa que eu já sabia?!
Em tempo...o guerreiro, aparentemente , não está só!

terça-feira, 24 de março de 2009

PARABÉNS PARA O QUÊ?

Fui ás lágrimas... em frente a televisão vejo o engravatado Sr. Prefeito de Recife João da Costa oferecer um pedaço de bolo a uma senhora de idade! Fui às lágrimas sim, querendo entender o enredo desse bizarro evento; como se pode parabenizar uma cidade? Isso mesmo, como posso manifestar o meu apreço por uma cidade!? Parece-me que a cidade em si mesmo não pensa... Não é um organismo humano (, pois no dia que começar a pensar...será um espanto!).
Vocês poderão me dizer que o aniversário é simbólico, que é apenas uma forma de demonstrar ... O quê mesmo?! Amor...carinho ..dignidade..ora ora..como manifestar sentimentos humanos por uma cidade? Uma cidade não possui sentimentos...(as pessoas que moram nela é que possuem!) mais justo seria , então , criar uma data em comemoração ao povo do Recife ao invés de comemorar aniversário da cidade! (até parece que essa cidade é uma maravilha pra se viver...) contudo ainda resta uma questão crucial: comemora-se a miséria que habita nela... ou é apenas mais uma festa pra esconder de fato o rosto roto e desnutrido dos desamparados desta cidade!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A chuva molhou meu pessimismo

A chuva lavou o gosto amargo do ontem... renovou-me com suas águas poluídas ( moro numa capital). O clima ameno, o cotidiano assimilado, afinal não há mais o contraste brutal do domingo para a segunda-feira, e dessa forma levantar da cama é menos paradoxal, embora ainda seja absurdo pra mim!
A leveza, de alguma forma, pôs suas asas em meus ombros. As pessoas são necessárias...para Epicuro ter amigos é um dos tripés da felicidade; hoje, sem querer, descobri que tenho amigos..e sem querer descobri-me feliz!
Existir já não me dói tanto assim!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Hoje não tem poesia

O domingo ainda não se foi...continua aqui em mim impregnando minha segunda –feira da feiúra cotidiana!
O cansaço de ser ( existir, neste instante, dói em mim)...a eleição ( previsível ) no Congresso Nacional...e todos aqueles discursos vazios... a televisão brasileira com sua cores enfadonhas..seus cardinores do dia-a-dia semeando a confusão e se lambuzando no sangue das vítimas .....o empate insípido do Náutico..e a mediocridade dos jornalistas esportivos de Pernambuco!
Hoje não tem poesia...fui contaminado pela tristeza...como diria Ester De Lemos “ hoje não caibo nem num poema de Drummond”... mas cairia como uma pedra sem cheironum ditirambo de Schopenhauer!